//
10.06.2007
ActionScript, Flash
Um exemplo bem simples de como dar um efeito de Blur em um MovieClip através de ActionScript. Este efeito foi adicionado na versão do Flash 8, conseqüentemente só pode ser visualizado a partir do plugin do Flash 8.
Crie um novo arquivo, coloque um shape ou uma imagem de preferência, transforme-a para MovieClip nomeie e instancie como “objBlur”:
Crie uma nova camada e renomeie para “actions”. Clique no 1º frame da camada “actions” e abra o painel de ações (F9) e digite o seguinte código:
Importando o filtro blur:
import flash.filters.BlurFilter;
Declarando o “objBlur” como MovieClip:
var objBlur:MovieClip;
Criando a função e criando o objeto BlurFilter e aplicando ao “objBlur”:
function aplicaBlur():Void{
var blur:BlurFilter = new BlurFilter();
blur.blurX = blur.blurY = 5; //poderia ser outro valor
objBlur.filters = [blur];
}
aplicaBlur();
Agora é só usar a imaginação.
Qualquer dúvida é só deixar uma mensagem … Até a próxima.
(*) Campos obrigatórios
15 de outubro de 2007 às 1:57 pm
José Carlos,
como faço pra fazer uma animação começando com blur e voltando ao normal…num intervalo de uns 10 frames mais ou menos, usando actionscript?
vlw
15 de outubro de 2007 às 3:14 pm
Oi blz !? Estava procurando na internet sobre filtros e de como aplica-los com transições do tipo easing In Out, Strong, Bounce, só que não consigui achar nada existe alguma forma de aplicar esse e os outros filtros com transiçoes ? Vlw.
17 de outubro de 2007 às 5:12 pm
Na verdade o flash permite muita coisa mesmo, eu vou tentar parar um pouco pra preparar um tutorial sobre isso ok? abraço